O currículo do 1º ao 5º ano é extenso, entretanto temos 4 habilidades macro e essenciais para que o aluno tenha o mínimo de aproveitamento e condições de desenvolvimento na 2ª fase do Ensino Fundamental, ou seja, o 6º ano.
1º LEITURA EFICAZ
Ser capaz de compreender e interpretar textos escritos de diversos tipos e através deles adquirir conceitos e formular novas ideias. Grande parte da aprendizagem conceitual (ciências, história, geografia) se dá através da leitura e da aprendizagem de conhecimentos que são apoiados em informações antigas, logo, esse desenvolvimento que o aluno vai ter durante a vida toda, depende dessa habilidade bem desenvolvida, provavelmente a mais importante! Saber ler e interpretar é o requisito primário para o bom desenvolvimento acadêmico.
2º CONSTRUÇÃO TEXTUAL – PLANIFICAÇÃO DO PENSAMENTO
Ser capaz de elaborar respostas e pequenos textos (redações, resumos e respostas dissertativas) condizentes com os temas, desenvolvendo argumentação com coerência, ideias baseadas em dados e fatos (se não adquiriu bons hábitos de leitura não vai ter argumentos para escrever).
3º DOMINAR AS 4 OPERAÇÕES
Dominar a operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, sem esse básico não adianta progredir para frações, equações, etc. Ensino da matemática é hierárquico, ou seja, não pisou no degrau de baixo, não adianta querer subir para o próximo.
4° RESOLVER DESAFIOS MATEMÁTICOS SIMPLES
Ser capaz de aplicar a lógica do cálculo, resolver questões envolvendo problemas matemáticos simples.
Quando o aluno tem domínio desses 4 eixos toda a aprendizagem conceitual vai fluir. Sem essa base toda a vida acadêmica é subaproveitada. Quando cuidamos do básico estamos dando oportunidades reais de desenvolvimento!