Sabemos que quando a criança apresenta atraso em alguma área do desenvolvimento ou desenvolvimento atípico é comum que esses aspectos causem uma série de sequelas no desenvolvimento acadêmico, a ponto de confundir o que é sintoma e o que é sequela por falta de pré-requisitos. Um percentual desse grupo supera esse atraso em algum momento na primeira infância sem grandes interferências, outros tem esses sintomas agravados.
Por que interferirmos então? Quanto antes a criança receber apoio maiores são suas chances de melhora. Não é possível saber se ela superaria essas questões sozinha, quando deixamos passar um ano, por exemplo, os itens em atraso que naquela faixa etária eram preocupantes se tornam gritantes, na maioria das vezes por se tratarem de pré-requisitos para sua evolução. Não obstante, o atraso indubitavelmente, aparece acompanhado de comportamentos adaptativos inadequados, ou seja, a criança vai criando formas próprias de lidar com suas dificuldades, e essas formas se tornam mais um sintoma posterior a ser tratado.
QUAIS SÃO OS OBJETIVO DAS ADAPTAÇÕES
O objetivo de fazer adaptações é garantir a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.
QUANDO SÃO SUGERIDAS AS ADAPTAÇÕES
As adaptações são sugeridas quando a criança já foi exposta por um período mínimo de 6 meses aos estímulos normais do ambiente escolar\familiar e não estabilizou seu desenvolvimento. Normalmente este período é suficiente para resolver casos em que falta estimulo, regras ou convivência com outras crianças.
PARA QUEM SÃO AS ADAPTAÇÕES
Para o ambiente e para os adultos fazerem, para garantir o desenvolvimento da criança.
O QUE SÃO ADAPTAÇÕES
As adaptações podem ser na forma de técnicas para promover autocontrole, treino de habilidades sociais, treino de habilidades escolares,ou estabelecimento de rotina, muitas vezes a criança precisa de tudo isso junto. Adaptações referem-se à mudanças nos suportes – o ambiente escolar, a sala de aula, estratégias de ensino e materiais de ensino e aprendizagem-, ou seja o “como” ensinar.
O QUE SÃO FLEXIBILIZAÇÕES
São diferenciações feitas no currículo da escola e da sala de aula para garantir que conteúdos essenciais sejam ensinados para essa criança, não significa retirar conteúdos, mas sim garantir que os conteúdos considerados essenciais serão estímulados pelo tempo necessário para a aprendizagem dessa criança, mesmo que isso signifique criar novos materiais e estratégias. Refere-se a “o quê” essa criança precisa aprender.