
O treinamento para Acompanhantes Terapêuticos para escola ou Professor de Apoio Especial ocorre de acordo com a demanda da criança ou adolescente que está em acompanhamento, normalmente os encontros são semanais ou quinzenais.
Algumas famílias buscam o atendimento psicopedagógico para a organização do processo de construção do plano de desenvolvimento individual (PDI) e o treino da At ou Pae faz parte do processo.
Outras famílias optam por apenas horários de supervisão deste profissional para tirar dúvidas pontuais sobre o manejo na escola, adaptação de algum material ou ou flexibilização Curricular.
Além de saber como orientar e auxiliar a criança, ou seja, saber “o quê” e “como” fazer, também é importante que essa profissional seja treinada para o manejo das situações comportamentais que possam surgir, já que a maioria dos comportamentos disruptivos podem ser agravados pela falta de tratamento ou pelo manejo errado, já que a criança, como um organismo em constante desenvolvimento, precisa de pessoas que saibam agir e antecipar as situações de forma profissional, não é um trabalho que pode ser pautado na intuição e no achismo.
Quando a criança não tem um AT/PAE capacitado, acaba por ter apenas alguém que a acompanha nas atividades.
O treinamento do profissional que irá mediar a aprendizagem na escola e/ou em casa pode ser determinante para a aprendizagem da criança, muitas vezes esse profissional precisará receber supervisão dos terapeutas das áreas específicas de atendimento (fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, psicopedagogia, etc) e será a ponte entre as partes.