Menu Fechar

O que o aluno deve desenvolver até o final do 5º ano?

         

O currículo do 1º ao 5º ano é extenso, entretanto temos 4 habilidades macro e essenciais para que o aluno tenha o mínimo de aproveitamento e condições de desenvolvimento na 2ª fase do Ensino Fundamental, ou seja, o 6º ano.

1º LEITURA EFICAZ

Ser capaz de compreender e interpretar textos escritos de diversos tipos e através deles adquirir conceitos e formular novas ideias. Grande parte da aprendizagem conceitual (ciências, história, geografia) se dá através da leitura e da aprendizagem de conhecimentos que são apoiados em informações antigas, logo, esse desenvolvimento que o aluno vai ter durante a vida toda, depende dessa habilidade bem desenvolvida, provavelmente a mais importante! Saber ler e interpretar é o requisito primário para o bom desenvolvimento acadêmico.

2º CONSTRUÇÃO TEXTUAL – PLANIFICAÇÃO DO PENSAMENTO

Ser capaz de elaborar respostas e pequenos textos (redações, resumos e respostas dissertativas)  condizentes com os temas, desenvolvendo argumentação com coerência, ideias baseadas em dados e fatos  (se não  adquiriu bons hábitos de leitura não vai ter argumentos para escrever).

 3º DOMINAR AS 4 OPERAÇÕES

Dominar a operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, sem esse básico não adianta progredir para frações, equações, etc. Ensino da matemática é hierárquico, ou seja, não pisou no degrau de baixo, não adianta querer subir para o próximo.

 4° RESOLVER DESAFIOS MATEMÁTICOS SIMPLES

Ser capaz de aplicar a lógica do cálculo, resolver questões envolvendo problemas matemáticos simples.

Quando o aluno tem domínio desses 4 eixos toda a aprendizagem conceitual vai fluir. Sem essa base toda a vida acadêmica é subaproveitada. Quando cuidamos do básico estamos dando oportunidades reais de desenvolvimento!

Gilmênia Bueno

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *