Menu Fechar

Hábito de estudos

             
              A maioria das pessoas não tem conhecimento sobre estratégias e métodos que auxiliam e melhoram a aprendizagem.                                                                                      Infelizmente não faz parte do currículo escolar trabalho de ensinar a habilidade acadêmica mais importante: como aprender. A maioria dos envolvidos (e talvez você) presumiram que a capacidade de aprender em um ambiente escolar era um presente natural – ou você nasceu com a habilidade ou não. Essa crença está totalmente errada. Aprender é uma habilidade natural, mas aprender na escola é outra questão. 
             Uma porcentagem muito baixa de alunos geralmente tomam conhecimento das habilidades de estudo quando seus hábitos de aprendizagem limitam seu potencial, não se adaptam à sua personalidade ou causam níveis significativos de ansiedade antes das avaliações, a maioria não tem acesso ou busca mecanismo de maximizar a aprendizagem.
             Hábitos de estudos envolve conhecer como seu cérebro funciona, estratégias de atenção e memorização, rituais de ensino e principalmente: como planejar o tempo de estudo.
Quando crianças vêm para o atendimento psicopedagógico com o intuito de aprender a estudar precisamos treinar os pais também, pois é preciso uma tutoria na infância para manter e garantir a aquisição das estratégias ensinadas, porém, depois que virou um hábito, a criança percebe os benefícios e passa a utilizar naturalmente,  e os benefícios são estendidos por toda a vida acadêmica.
             Atualmente, recebemos na clinica mais adultos do que famílias com suas crianças em busca de aprender hábitos de estudos eficazes. Isso porque estes adultos chegaram diante de um desafio de um concurso ou uma outra exigência acadêmica que a carreira trouxe.
             Nunca é tarde para aprender a estudar certo e maximizar os resultados!
 
 
Gilmênia Bueno