Menu Fechar

Tarefa de casa: vilã ou aliada

                                               Os pais precisam ensinar os filhos? 
Ensinar estudar, com certeza! Há uma grande confusão entre aprender conteúdo e aprender estudar! 
Se  você  for  ensinar uma  criança  fazer um  bolo, certamente vai orientar qual a melhor maneira de fazer isso, mesmo que ela saiba ler, ainda assim você provavelmente explica como, o que pode acontecer.

             E mais importante você não vai abandonar uma criança na cozinha, você vai acompanhá-la até que ela demonstre estar apta a fazer tudo sozinha. Depois de um tempo, você também delega mais  funções e se afasta um pouco, vai trabalhando a autonomia. Deixar uma  criança se virar na  cozinha é perigoso.  Deixar uma  criança  desorientada  estudando  sozinha  é  perda  de  tempo.  Alguém  precisa  mostrar o caminho, ensinar os rituais, a organização, criar e supervisionar as rotinas.

          Aprender a estudar é um processo, os passos são simples, mas alguém tem que fazer  esse  papel.  Se você almeja que uma criança  chegue à adolescência  com bons hábitos de estudo, dedique-se a ensiná-la a estudar.

        Eu  vejo  que a tarefa  de  casa quase sempre é ineficaz, ou a criança passa horas  se debatendo  porque   não  sabe exatamente o que é para fazer, ou porque não sabe como. Acredito ainda que deveria servir para fortalecer os fatos aprendidos antes, ou uma pesquisa muito, muito pontual, mas ainda assim precisa ser orientada. Portanto, sem ajuda, sem saber como, nem porquê, neste modelo que as escolas usam: vilã.
        A tarefa  de  casa informa aos  pais  o aproveitamento imediato dos  filhos, pode preparar o aluno para um conteúdo que vai ser apresentado, pode ser o momento da prática matemática (aqui só se aprende praticando mesmo), pode ser um reforço valioso para um conteúdo que precisa de mais tempo para ser consolidado, pode ser o momento em que a criança vai desenvolver habilidades de organização e planejamento que vão servir para a vida toda, nesse caso: aliada.
        Quanto á família participar desse processo: afinal porque você não ensinaria (esclareceria, elucidaria, fortaleceria) também conceitos e conteúdos, se você sabe?! A escola apresenta e está preparada para ensinar de forma sistematizada, entretanto aprende-se o tempo todo, em qualquer lugar, com qualquer pessoa, imagine então com quem se ama!
       Quando sua criança vai ser capaz de fazer as tarefas sozinha? Esqueça a ideia de que você (pai, mãe ou tutor) vai dar uma orientada e tudo se encaminhará facilmente, esses comportamentos precisam ser modelados, não despertarão naturalmente.
       Esteja ciente que o estudante precisa de um tutor durante um bom tempo até que consiga alcançar esse nível que você almeja, ou seja, alguém precisa ensinar um aluno a ser estudante.

Gilmênia Bueno

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *