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COMO ENSINAR A INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

As dicas e atividades abordadas e sugeridas nesse artigo fazem parte de um rol de estratégias que utilizo no atendimento psicopedagógico ou na orientação de professores. Nenhum trabalho surtirá efeito se não for feito observando as necessidades emocionais da criança, portanto, dicas não substituem a orientação profissional, se você não tiver o mínimo de didática para atuar com a criança não assuma esse trabalho.
Saiba também que um trabalho bem feito exige um grande esforço de tempo na confecção de materiais que serão utilizados antes do trabalho. A parte do planejamento e escolha dos textos deve levar mais tempo do que a execução do projeto, o material deve ser rico, criativo e respeitando os princípios descritos no item COMO FAZER. A maioria das vezes os pais  se equivocam concluindo que a criança não sabe interpretar, quando, na realidade ela não adquiriu fluência de leitura suficiente para haver avanço no aproveitamento da leitura e interpretação. Fluência de leitura é um trabalho feito com outras e técnicas e será abordado em outro artigo. Vamos às sugestões:
1.º COMO FAZER. Atenção para a dupla “alta frequência e baixa duração”, programe atividades curtas e rápidas, que envolvam apenas leitura, não se ensina a ler e interpretar escrevendo (não vamos a negligenciar a escrita, em outro momento estimularemos como planificar uma ideia e passar isso para a forma escrita) pois, são atividades concorrentes, portanto, invista na leitura. Ao invés de uma folha contaminada, muitas folhas com poucas exigências, que a criança recebe paulatinamente, assim não gera ansiedade e desenvolve a sensação de “serviço feito”,ficando mais motivada. Pare antes que a criança queira parar, ache aquele momento em que ela está engajada, elogie e interrompa, deixe para continuar em outra sessão ou com intervalo entre outra atividade. Não esgote a criança, assim você passa a mensagem que essas atividades serão pesarosas e vai causar mais dificuldades e esquiva;
2.º. INTERPRETAÇÃO NÍVEL PALAVRAS. Quando você percebe que a criança já consegue ler, porém, nem sempre tem certeza que ela entendeu, estimule os seguintes passos: combine com ela para ler primeiro com os olhos e depois falar (cuspir a palavra, brinque que vamos deixar a boca cuspir a palavra inteira, esse é um treino para extinguir a leitura silabada, normalmente um vício que dificulta o avanço da leitura);
3.º Quando ela dominar essa parte (leitura de palavras), inicie com essa técnica de interpretação da palavra: peça que ela leia uma lista que você não veja mas, ao invés de dizer a palavra ela precisa explicar a categoria ou uma característica (do tipo “o que é-o que é”) que faça você descobrir a palavra. Ex: espelho (serve para vermos nossa imagem), vovô (o pai do papai é…) lápis (serve para escrever no caderno e dá para apagar);
4.º INTERPRETAÇÃO DE FRASES. Introduza exercícios de interpretação, gradativos. Frases com 1 ideia = O gato fugiu. Depois frases com 2 ideias: O gato fugiu da casa da vovó. Os animais fugiram da floresta./A floresta pegou fogo e os animais fugiram para a cidade. Siga neste até ela ser capaz de ler e interpretar um parágrafo, ou seja, várias frases com ideias completivas sobre o mesmo assunto. Peça para a criança ler com os olhos e depois te contar, ela deve ser capaz de retirar a ideia principal, não exatamente repetir a frase. Quando a criança consegue guardar essas ideias de 1 parágrafo, então vá acrescentando informações;
5.º INTERPRETAÇÃO DE SINAIS GRÁFICOS. Os sinais podem representar as pausas e a entonação. Este exercício é utilizado na aquisição de fluência de leitura, porém, pode ser utilizado e reforçado também nessa fase. Ofereça frases curtas que exijam maior entonação pelo uso dos sinais de interrogação e exclamação, e também da vírgula. Leia e dê o modelo para que a criança perceba que essa entonação é importante para passar esta informação. Exemplo de frases: Cuidado! O cachorro escapou! Eu adoro esse filme! Quando eu ganhar o novo jogo, vou ficar muito feliz! Você gosta mesmo de filme de terror? (essa é um bom momento para criar frases engraçadas e que envolvam os centros de interesse da criança);
6.º INTERPRETAÇÃO DE PARÁGRAFOS. Utilize a técnica anterior começando com um parágrafo. Quando a criança dominar esse exercício introduza o guia: o quê, quem, onde, quando. A criança deve ler o paragrafo e responder essas questões sem repetir o texto na íntegra. Aumente a técnica para até 3 parágrafos, normalmente quando ela chega nessa fase, já consegue interpretar e, generalizar essa aprendizagem para textos maiores.
7.º INTERPRETAÇÃO DE TEXTO COM FICHAMENTO. Oriente a criança a fazer um índice na margem direta do parágrafo com as palavras chaves do texto. Explique que elas devem ser escolhidas para que depois, através da sequência delas a criança possa explicar do que se tratava o texto. EX:

tucano é uma das aves tropicais ameaçadas de extinção. Este pássaro vive nas florestas tropicais da América do Sul e América Central e é muito importante para esse ecossistema, pois ajuda a dispersar as sementes dos frutos e bagas que comem.

Os tucanos são parentes distantes dos pica-paus e se distinguem por seus bicos grandes, coloridos e leves.

Ameaça de extinção

Vive Américas

Ajuda a espalhar sementes

 

pica-paus

 

8.º Normalmente a criança demora em torno de 3 meses de estímulo para avançar nesse projeto, mas cada criança tem uma quantidade de tempo e frequência em que começa a responder, algumas com apenas poucas sessões já avançam, outras necessitam de mais estrutura e tempo. O estímulo deve ser de alta frequência, no mínimo 3X na semana, com sessões curtas;

9.º Leia com a criança, escolha uma história interessante, faça dessa atividade um momento legal, não haja como se ler fosse um sacrifício, um castigo, uma obrigação. O adulto tem poder de mostrar para criança o quanto ler é maravilhoso;
10.º É preciso estimular e garantir também a fluência de leitura, se isso não está bem desenvolvido, retorne e estimule a esse aspecto através de trabalho sistematizado e técnicas específicas;
11.º Se a criança não está avançando, ou você não se sente preparado para ajudá-la: busque ajuda profissional. Essas são apenas algumas ferramentas, é preciso analisar de forma criteriosa quais são os melhores estímulos e a frequência necessária para que ela evolua nesse aspecto!

PREPARE-SE COM MATERIAL CRIATIVO E LEVEZA! BOM TRABALHO!

 

Gilmênia Bueno

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