O Plano de desenvolvimento é o projeto de acompanhamento individualizado, tem como base a avaliação das necessidades do indivíduo que serão abordadas no intuito de melhorar a aprendizagem, autonomia, independência, inserção social e a qualidade de vida.
O estabelecimento de objetivos terapêuticos é fundamental para guiar o trabalho da equipe multiprofissional e contribuir para um trabalho conjunto e equânime.
Um PDI serve para apresentar estratégias para apoiar a criança em cada uma das áreas de Aprendizagem e Desenvolvimento, bem como monitorar seus ganhos e fazer ajustes pelo caminho.
Quando trabalhamos com um plano de desenvolvimento percebemos que para esse indivíduo tudo é terapêutico e tudo é educacional, desde o momento que a criança arruma sua mochila para a escola, a oportunidade de lanchar e brincar com outras crianças, a realização de tarefas adaptadas e a aquisição de conceitos que serão fundamentais para seu crescimento cognitivo.
Um PDI precisa incluir o trabalho de toda a equipe que acompanha a criança.
Um bom trabalho com o PDI pressupõe que tudo o que for feito, incluído ou excluído do plano será discutido com a equipe antes, para isso é preciso que a equipe faça reuniões rápidas, objetivas e com pauta pré-estabelecida com frequência mínima quinzenal, ou seja, depois de 10 dias de estímulo com a criança. O período de 20 minutos com boa gestão da pauta é suficiente para alinhar as informações e dados sobre o PDI. Caso a criança tenha uma equipe de apoio de profissionais pode-se combinar uma reunião maior com a equipe toda e deixar a reunião quinzenal para a equipe de acompanhamento direto da escola, normalmente coordenação do projeto e os professores diretamente envolvidos.
OBJETIVOS
• Identificar habilidades preservadas, potencialidades e preferências da criança, bem como áreas comprometidas (o que, como, o quanto);
• Compreender o funcionamento individual da criança, respeitando seus limites e suas possibilidades de desenvolvimento;
• Elaborar e desenvolver um programa individualizado de educação/tratamento por meio da aprendizagem de novas habilidades, ampliando os repertórios de potencialidades e reduzindo comportamentos mal adaptativos ou disfuncionais;
• Desenvolver ou melhorar as habilidades de autocuidado, propiciando maior autonomia;
• Desenvolver Habilidades Sociais, com o objetivo de melhorar o repertório social da criança e proporcionar interações sociais mais positivas;
• Melhorar a qualidade do padrão de comunicação, seja verbal ou não verbal;
• Reduzir ou extinguir repertórios inadequados e comportamentos mal adaptativos, que dificultam a interação social ou aquisição de novas habilidades, como dependência emocional de apoio do adulto (criança que precisa ser reforçada mesmo nas atividades que dominam), ou atitudes de negação e fuga das atividades que tem capacidade de realizar;
• Realizar orientações frequentes aos pais de modo a inseri-los no programa educacional e terapêutico, proporcionando novas situações de aprendizagem, não apenas durante as sessões, mas tendo os pais como apoio para a generalização das aquisições feitas na escola e nas terapias;
• Alinhar metas e objetivos com a equipe que atende a criança;
• Promover melhor qualidade de vida, autonomia, independência e inserção social, e aquisições acadêmicas que favoreçam os itens anteriores.
OBJETIVO FUNCIONAL (nenhum PDI funcional sem considerar uma meta mestre realista e funcional:
- O PDI deve descrever com precisão os problemas de aprendizagem da criança e como esses problemas serão tratados.
Se você considera que um PDI e o trabalho interdisciplinar pode alavancar o desenvolvimento da criança agende uma orientação.